quinta-feira, 14 de março de 2013

Patê de Ricota com pouca caloria

A ricota é um derivado do leite com pouca gordura e isenta de lactose. Ela representa a última fração de proteína extraída do soro de leite após ser submetido à enzima proteolítica (geralmente a renina) para produzir queijo. Com sabor neutro é ótima para fazer recheios, espessar molhos, patês e pode ser utilizada em receitas doces (pudins) e salgadas. 
Em 100g de ricota encontramos 174 calorias, e no requeijão light encontramos em média 188cal. Ela conta ainda com 3g de carboidrato, 11,3g de proteínas, 13g de gordura total sendo 8,3g de gordura saturada e 3,63g de gordura monoinsaturada. Esta quantidade de gordura monoinsaturada é que faz com que a ricota seja um alimento equilibrado e não prejudicial quanto ao teor de gorduras.
Estas receitas com ricota para patês possuem pouca caloria e a última foto apresenta algumas variações que você poderá fazer....  mas claro, use sua imaginação e coloque ingredientes como linhaça, gergelim, sempre tomando o cuidado para não colocar muitos ingredientes ao mesmo tempo, pois o sabor suave da ricota pode sumir e você só vai sentir o gosto dos temperos...
  Você pode utilizar azeite, o que irá transformar o patê em uma pasta macia e saudável, evite utilizar creme de leite, manteiga, margarina que possuem muita gordura saturada e prejudicial. Mas cuidado com a quantidade que você vai passar no pão, não é porque tem ingredientes saudáveis que você pode abusar da quantidade....
Clique sobre a foto para ampliar...

 DICA: quanto mais vegetais (cheiro verde, salsão, alho poró, cenoura, cebola, alho, talos)  você adicionar ao patê, menos calorias ele terá, pois a maioria das fibras vegetais são indigeríveis, e as que são digestivas fornecem aproximadamente 1 a 2 calorias/g, além de serem benéficas e regularem o funcionamento do organismo.
BOM APETITE!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário